Dia de Natal é no dia 25 de dezembro, quando se comemora o nascimento de Jesus em Belém, nos Evangelhos de Mateus e Lucas. Depois da Páscoa é a festa mais importante do ano eclesiástico.
Como os Evangelhos não mencionam datas, não tenho certeza de que Jesus nasceu nesse dia. Na verdade, o dia de Natal não foi oficialmente reconhecido até o ano 345, quando, sob a influência de São João Crisóstomo e São Gregório Nazianzeno foi proclamada em 25 de dezembro como a data da Natividade.
Desta forma, a política era absorver Igreja primitiva, em vez de suprimir ritos pagãos existentes, que desde os primeiros tempos tinha comemorado o solstício de inverno ea chegada da primavera.
O festival pagão mais estreitamente associados com o novo Natal era a Saturnália romana, 19 de dezembro, em homenagem a Saturno, deus da agricultura, celebrado por sete dias de animada diversão e banquetes.
Ao mesmo tempo, foi comemorado no Norte da Europa um festival de inverno similar, conhecido como Yule, que queimou grandes troncos e galhos adornados com fitas em honra dos deuses para fazer o sol brilhar mais forte.